A história por trás do som


"Murilo Romano possui um estilo único e marcante. Quando ele toca, você sabe que é ele!"

Músico, produtor musical, compositor e arranjador, Murilo Romano nasceu e foi criado em Araraquara, SP - Brasil.
Cresceu com a música dos Beatles, Bread, Jimi Hendrix e Deep Purple. No início da adolescência, tornou-se muito interessado em Jazz e Funk. Joe Pass, Pat Martino e Steely Dan foram algumas de suas influências.
A partir desta diversa mistura musical, seu próprio som começou a tomar forma.

Murilo começou a estudar música aos 7 anos de idade.
Aos 15 anos, já estava sendo reconhecido e tendo destaque em revistas especializadas em música, apontado como revelação: 

"(...) Murilo Romano, que em breve será um dos grandes nomes da guitarra no Brasil" (revista Planet Metal, edição nº2). 

Com 18 anos começou a excursionar com diversos artistas, nos mais variados estilos musicais. Isso foi muito importante para conseguir a experiência e know-how necessários para se tornar um grande e respeitado músico.

Murilo trabalha com os mais importantes e influentes músicos e produtores musicais de todos os tempos.

Em 2012, lançou o álbum "Miracle" (Mr. Zelion), produzido por ele e seu parceiro de longa data, Paulo Russi. O CD conta com a participação de muitos amigos como convidados, como Tommy Barbarella, Randy Brecker, Ivan Busic, Jorge Casas, Bjorn Englen, Stuart Hamm, Scott Henderson, Vail Johnson, Tom Kennedy, Michael Leonhart, Yves Passarel, Karl Perazzo, Toussaint, entre outros, em um total de 24 artistas no mesmo CD. "Miracle" foi mixado e masterizado por John Cuniberti.

Em 2013, Romano arranjou e produziu um CD para a incrível artista Patricia Romania. Gravado, mixado e masterizado em Nashville, TN, USA, "Sentimento" conta com alguns dos maiores e mais influentes instrumentistas da música Country, como Brent Mason, Paul Franklin, Lonnie Wilson, Tony Harrell, Glenn Worf, Andy Leftwich e Marilyn Martin. Foi coproduzido e mixado por seu parceiro musical, Greg Droman, masterizado por Hank Williams.

Setembro de 2014 marca o lançamento de seu primeiro CD solo. Gravado ao vivo em estúdio, "Scream Of Freedom" é um CD conceitual e, para que a história contada através das músicas instrumentais se tornasse mais claras para todos os tipos de ouvintes, foi toda desenhada (como uma história em quadrinhos) pelo cartunista Mário Mastrotti, também ao vivo no estúdio, ao mesmo tempo em que as músicas estavam sendo gravadas. Os desenhos foram digitalizadas e formam o encarte do CD. Para este trabalho, Murilo recrutou dois grandes amigos e que são grandes referências como músicos: Andria Busic (baixo e backing vocal) e Ivan Busic (bateria) - ambos membros da aclamada banda Dr. Sin - além da incrível voz de Patricia Romania na faixa que dá nome ao CD (a única com vocais). "Scream of Freedom" foi mixado por Átila Ardanuy e masterizado por John Cuniberti.

No final de 2015 Murilo Romano lança o CD Both Sides of the Story (Side 1), que mostra um lado diferente de sua música; um estilo introspectivo e acústico com melodias poderosas em uma experiência emocional intensa. Both Sides of the Story (Side 1) é o que, no sentido literal, pode ser chamado de seu primeiro álbum solo, pois, o disco foi feito utilizando apenas seu violão e sua voz; sem convidados ou outros músicos e sem overdubs. Apenas uma voz e um violão. 

2017 começa com a produção do DVD + CD homônimo da artista Patricia Romania. Produzido e arranjado por Murilo Romano, "Patricia Romania" foi lançado pela Gravadora Novo Tempo em Outubro de 2017. O trabalho apresenta 12 faixas e a produção, novamente feita em Nashville (Estados Unidos), contou com Brent Mason, Steve Nathan, Lonnie Wilson, Scotty Sanders, Glenn Worf, Eric Darken, Paulo Russi, Adair Torres, César Bottinha, Hélio Cunha, Ricardo Barros e Edgard Neto, além da participação especial de Ricardo Feghali (Roupa Nova). O álbum foi novamente coproduzido e mixado por Greg Droman,  masterizado por Elliott Lanam.

Ainda em 2017, em Novembro, Murilo é convidado pelo maestro Jader Santos para arranjar e produzir o single "Conte as Bençãos", para o aclamado quarteto Arautos do Rei. Com Lonnie Wilson, Vail Johnson, Dan Dugmore, Eric Darken, Paulo Russi e o próprio maestro, o trabalho foi mixado por Greg Droman e masterizado por Paulo Russi.

Murilo é também colaborador da Revista Guitar Player.